BioTerra

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Ser vivo da semana...Bromélia

Classificação cíentifica:

Reino: Plantae

Classe:Liliopsida

Ordem:Poales

Família:Bromeliaceae


Bromeliaceae é uma família de plantas floríferas pertencente à ordem Poales, representada pelas bromélias.
São quase exclusivamente originárias das América, principalmente das florestas tropicais, com apenas um género originário da costa da África Ocidental, no Golfo da Guiné.

As bromélias não são parasitas como muitas pessoas pensam. Na natureza, aparecem como epífitas (simplesmente apoiando-se em outro vegetal para obter mais luz e mais ventilação), terrestres ou rupícolas (espécies que crescem sobre as pedras) e compõem uma das mais adaptáveis famílias de plantas do mundo, pois apresentam uma impressionante resistência para sobreviver e apresentam infinitas e curiosas variedades de formas e combinações de cores. As bromélias estão divididas em grupos chamados géneros - que hoje são mais de 50 e mais de 1400 espécies. A maioria das espécies de um mesmo gênero tem características e exigências iguais. Géneros diferentes requerem diferentes variações de luminosidade, rega e substrato.



Reflexão:

As bromélias são plantas que se encontram nas zonas com verdejantes do planeta, as florestas tropicais. Estes locais possibilitam o seu crescimento devido à estabilidade do clima e à enorme quantidade de vegetais, assim, são características das florestas americanas. Um facto curioso, é a grande diversidade de géneros em que são classificadas e o conjunto de relações tróficas que possuem com os seres vivos que as rodeiam, podendo mesmo encherem-se de água e conseguirem albergar larvas.
Estes seres vivos são bastante adaptáveis, no entanto, dada a crescente desflorestação de grandes florestas, não poderão estar em risco de se extinguirem? A Humanidade terá de saber parar este fluxo, pois não só a vida de várias espécies poderá estar em risco, como também existem outras consequências, como alterações de clima e das correntes marítimas.



Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brom%C3%A9lia

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial