BioTerra

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ser vivo da semana...Golfinho


Classificação científica:

Reino: Animalia

Classe: Mammalia

Ordem: Mamíferos Cetáceos

Família: Delphinidae




Actualmente, são conhecidas 37 espécies de golfinhos, dentro dos de água salgada e água doce, a espécie mais comum é a Delphinus delphis.
São nadadores privilegiados, às vezes, saltam até cinco metros acima da água, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades. A sua
alimentação consiste basicamente em peixes e lulas. Podem viver de 25 a 30 anos e dão à luz a um filhote de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.
A excelente
inteligência que possuem é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas. Em cativeiro é possível treiná-los para executarem uma grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. São extremamente brincalhões, pois nenhum animal, excepto o homem, tem uma diversidade tão grande de comportamentos que não estejam directamente ligados às actividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução.
Possuem o extraordinário sentido orientação por ecos ou biosonar, que utilizam para nadar por entre obstáculos ou para caçar suas
presas.


Reflexão:
Os golfinhos foram desde sempre animais que me fascinaram devido, à sua inteligência e ao comportamento que têm quando estão em contacto com o homem. No entanto, estes fabulosos animais são perseguidos por tubarões, orcas segundo respectivas as teias alimentares marinhas e pelo próprio ser humano que, na maioria das vezes, procede à caça ilegal deste cetáceo e destrui vários habitats marinhos! Sem dúvida, que os golfinhos são dos animais mais admirados por mim, dada a sua beleza e as suas habilidades, mas também graças ao seu sistema acústico que lhe permite obter informações sobre outros animais e o ambiente, pois estes conseguem produzir sons de alta frequência!


Fontes:

Etiquetas:

1 Comentários:

  • Adorei a iniciativa que tiveste em colocar uma postagem sobre um ser vivo todas as semanas. Para além de ser original, mostra interesse pelo teu blog. Acho que o teu portefólio está muito apelativo e tenho que te dar os parabéns (:

    Por Blogger LucieCunha, Às 26 fevereiro, 2009  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial